Hoje gostaríamos de complementar nossa conversa inicial da semana passada quando apresentamos o quão importante será elaborar ou atualizar seu plano de negócio para enfrentar os tempos pós COVID-19. Dessa forma, vamos pontuar alguns aspectos que devem ser cuidadosamente considerados e analisados no momento da elaboração de um Plano de Negócio Operacional. São eles:
Identificar uma necessidade
Só uma boa ideia não é suficiente para garantir o êxito do projeto. Você não vai ser o primeiro nem o último a achar que a sua ideia é a melhor de todas, a mais inovadora, revolucionária e inédita. Ideias surgem todos os dias, mas boas oportunidades de negócio não. O importante é aproveitar uma ideia aparentemente sedutora e saber como colocá-la em prática. Há uma grande distância a ser percorrida entre imaginar um avião supersônico e fazê-lo decolar. “O que conta não é ser o primeiro a ter uma ideia, mas ser o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la, antes que os outros o façam”.
Provar a Vantagem Competitiva
É preciso provar por que o negócio é especial. Para chamar a atenção para o seu projeto, dentre tantos que existem por aí, prove sua vantagem competitiva; que sua ideia é melhor que as outras; que traz uma abordagem nova para algo que já existe. O que os investidores querem é visualizar o retorno social e econômico do empreendimento. Mostre se a proposta vai atingir os diferentes objetivos.
Definir o Foco
Foco é fundamental. É preciso saber exatamente o que você quer fazer. Se os diretores, gerentes e funcionários da empresa não sabem para onde querem ir, vai ser difícil encontrar quem queira ir com eles. Um bom Plano de Negócio vai direto ao ponto e permite que até um leigo perceba o valor daquilo que está sendo proposto. Aliás, este é um ponto muito importante a ser considerado. Na maioria das vezes, o investidor ou candidato a investidor NÃO entende nada daquilo que você está apresentando a ele como a “ideia do século”!
Ser Realista
Por isso, dose o otimismo. Não adianta fazer um Plano de Negócio com números recheados de entusiasmo, completamente fora da realidade. O planejamento deve ser realista, com metas palpáveis, baseadas em dados confiáveis e conhecimento de causa. Não adianta escrever que o retorno será mirabolante e que virá da noite para o dia. Assim até a melhor ideia do mundo perde a credibilidade. Não adianta prometer o que não se pode fazer. As pessoas têm discernimento para perceber o que é realizável ou não. Mesmo que não conheça nada sobre o assunto.
Mapear o Mercado
O mercado e a concorrência dão mais pistas do que se imagina. Os concorrentes falam. E as informações que eles podem passar são preciosas. Faça um mapeamento do mercado: como os competidores atuam, qual sua política de preços, de distribuição, métodos gerenciais, estratégia de marketing, quem lidera, por que e, principalmente, identifique os pontos fracos dessa turma. Assim você poderá enxergar as brechas em que atuar e conquistar uma fatia do mercado. E como levantar essas informações? Testar o serviço como cliente é o primeiro passo para conhecer as falhas. Informações importantes também podem ser dadas por fornecedores e distribuidores ou por relatórios setoriais de consultorias e entidades empresariais.
Analisar as conjecturas
Não faça do seu plano um exercício de futurologia. O Plano de Negócio é um exercício de conjecturas, mas não deve ser baseado em “achismo”. Todo mundo sabe que é impossível prever o futuro com 100% de acerto, mas o ideal é que se aproxime o máximo possível da realidade. Antecipe os problemas ainda na elaboração. Mostre o plano para pessoas do ramo para saber se você colocou no papel a ideia de uma empresa, como se ela já funcionasse e estivesse definida, e não apenas uma sequência de ideias, que mais lembram um trabalho acadêmico do que o plano de implantação de um negócio.
Expor todos os riscos no plano
O risco é inerente ao mundo dos negócios. Uma série de dificuldades surge, inevitavelmente, na trajetória de qualquer empresa. Estar preparado para enfrentar os problemas já é uma grande coisa. Assim, é preciso expor todos os riscos no Plano de Negócio. Tente dimensionar onde o negócio poderá falhar, trabalhe com vários cenários macroeconômicos e analise todos os pontos fortes e fracos antes de qualquer decisão. Esse é um importante sinal de que o empreendedor conhece o terreno em que está pisando.
Mas, o mais importante de tudo: Seja HONESTO, SINCERO e mostre CONFIANÇA e que REALMENTE ACREDITA no que você está PROPONDO.
Lembre-se: O Dom é Saber