Hoje vamos falar um pouco sobre o Plano de negócio. Documento fundamental para o bom funcionamento e crescimento de uma empresa e imprescindível para nortear a retomada dos negócios neste momento da economia e da saúde de todo o planeta.
Pois bem, Plano de Negócio é um documento pelo qual o empreendedor formalizará os estudos a respeito de suas ideias, transformando-as num negócio. No Plano de Negócio estarão registrados: o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio, além de ser um ótimo instrumento de apresentação do negócio para o empreendedor que procura melhorar seu empreendimento.
Existem três tipos de Plano de Negócio, cada um de acordo com o empreendimento desejado e o seu público alvo. Quais sejam:
Plano de Negócio Completo: é utilizado quando se pleiteia uma certa quantidade de dinheiro para potenciais investidores ou órgãos de financiamento ou fomento, ou, ainda, quando for necessário apresentar uma visão completa do empreendimento. Pode variar de 15 a 40 páginas mais materiais anexo.
Plano de Negócio Resumido: é utilizado quando se necessita apresentar algumas informações resumidas a um investidor, por exemplo, com o objetivo de chamar sua atenção para que ele lhe requisite um Plano de Negócio Completo. Deve mostrar os objetivos macro do empreendimento, investimentos, mercado e retorno sobre o investimento e deverá focar as informações específicas. Geralmente varia de 10 a 15 páginas.
Plano de Negócios Operacional: é muito importante para ser utilizado internamente na empresa pelos diretores, gerentes e funcionários. É excelente para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estratégicos da organização. Seu tamanho pode ser variável e depende das necessidades específicas de cada empreendimento em termos de divulgação junto aos sócios e colaboradores. Independente do tamanho e tipo do Plano de Negócio, sua estrutura deve conter as seções que serão explicadas em detalhes.
Exceto em situações muito específicas, normalmente, é recomendável às empresas desenvolver o Plano de Negócio Operacional para o seu controle gerencial.
É composto pelos seguintes capítulos ou seções:
- Sumário Executivo;
- Planejamento Estratégico;
- Descrição do Negócio;
- Produtos e Serviços;
- Análise de mercado;
- Plano de Marketing; e
- Plano Financeiro.
Uma empresa sem um Plano de Negócio bem estruturado e elaborado é como um avião sem plano de vôo ou um navio sem uma carta náutica. Ela não sabe onde está nem para onde vai e, qualquer lugar que chegar, será desconhecido e sem respostas de como chegou lá.
Pense nisso e lembre-se: O Dom é Saber